APOSTAR NO ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL
Os deputados do PSD eleitos por Braga estiveram no concelho de Esposende onde visitaram a empresa Edaetech – Engenharia e Tecnologia, S.A, uma empresa inovadora que actua no desenvolvimento, ensaio e fabricação de protótipos e produção de pequenas séries de componentes metálicos, com especial destaque para a indústria automóvel.
Em reunião com a Administração da empresa, os deputados abordaram os desafios do sector e da região, com especial destaque para a questão da formação profissional. Com efeito, e apesar de, presentemente, garantir cerca de 50 postos de trabalho, a Administração da Edaetech deu conta das dificuldades que vem sentindo no recrutamento de técnicos qualificados a quem, na grande maioria das vezes, tem de custear na íntegra a formação inicial.
Na verdade, apesar do número de desempregados no distrito de Braga ser muitíssimo elevado, muitas empresas sentem grandes dificuldades em contratar mão-de-obra qualificada de carácter eminentemente técnico, circunstância que decorre das políticas de sucessivos governos que privilegiaram o ensino universitário em detrimento do ensino técnico-profissional.
Importa, de uma vez por todas, apostar no ensino de carácter técnico, até para quebrar o paradoxo que constitui a circunstância do distrito ter, por um lado, empresas que querem contratar e por outro lado, um «exército» de desempregados incapaz de satisfazer as necessidades do mercado.
Partilhar