CENTRO DE SAÚDE AMEAÇA RUIR
Os Deputados Nuno Reis e Teresa Fernandes deram entrada de uma pergunta à Sra. Ministra da Saúde em que exigem do Governo medidas urgentes para dotar o Centro de Saúde de Terras de Bouro com os meios suficientes.
A iniciativa surge na sequência de uma visita que o PSD efectuou àquela unidade de saúde, no passado dia 28 de Fevereiro.
Atendendo ao elevado número de queixas enviado aos Deputados pelos utentes do Centro de Saúde de Terras de Bouro, quis o PSD verificar, in loco, as condições actuais de funcionamento.
Na visita ficou-se a saber que, com a criação das Unidades de Saúde Familiar e dos Agrupamentos de Centros de Saúde, os cuidados de saúde no Município de Terras de Bouro perderam qualidade.
Desde logo porque o Centro de Saúde em apreço perdeu o Serviço de Atendimento Permanente, não só o nocturno mas também e sobretudo o diurno, possuindo apenas a consulta aberta e as consultas programadas.
O concelho de Terras de Bouro tem, actualmente, cerca de 1100 utentes sem médico de família (800 afectos ao Centro de Saúde de Terras de Bouro e 300 afectos à Extensão de Saúde de Rio Caldo). Os cidadãos sem médico de família dispõem, única e exclusivamente, da consulta aberta que decorre das 17 às 20 horas, a qual só acontece em alguns dias da semana.
O Centro de Saúde de Terras de Bouro conta com três clínicos, manifestamente insuficientes para assegurarem médico de família a todos os utentes. Acresce que a Extensão de Saúde de Rio Caldo tem dois médicos, número também insuficiente.
A Ministra da Saúde foi ainda questionada sobre o facto de há 29 anos o edifício do Centro de Saúde de Terras de Bouro não ser objecto de obras de manutenção e conservação.
As obras que vêm sendo adiadas há dez anos, são da maior urgência uma vez que o edifício ameaça ruir.
Partilhar