Início

 

Os deputados sociais democratas Maria Teresa Fernandes e Nuno Reis questionaram a Ministra da Saúde sobre a eventualidade do hospital de Braga terminar com as consultas e tratamento cirúrgico da obesidade.


 

Em comunicado, os dois parlamentares, ambos eleitos pelo círculo de Braga, dizem "saber que a unidade hospitalar deixa de efectuar estes tratamentos a partir de hoje".

"O Ministério da Saúde não respondeu nem se pronunciou sobre esta questão", lamentam, considerando que o fecho foi decidido, "sem qualquer esclarecimento ou justificação".

 

O PSD "não entende as razões que levam o Hospital de Braga - a unidade hospitalar de referência do Minho - a ficar excluído de uma medida que o Ministério da Saúde classifica de essencial para conter uma das mais graves pandemias deste século".

"Esta exclusão contraria a tendência expressa pelo próprio Ministério da Saúde e pelas unidades hospitalares centrais e altamente credenciados do país", acusam.

 

A tomada de posição dos deputados, tem em conta que, ao contrário do Porto, que colocou no programa cirúrgico os seus dois hospitais centrais - o de São João e o de Santo António -, o distrito de Braga apenas incluiu o centro hospitalar do Alto Ave, limitando o tratamento urgente dos doentes referenciados ao hospital de Guimarães.

 

Em consequência da exclusão do hospital central de Braga, o programa aponta apenas para o tratamento cirúrgico de 140 doentes do distrito - menos de metade das cirurgias que serão realizadas pelos hospitais do Porto ou de Coimbra.

Os casos contratualizados entre o Ministério liderado por Ana Jorge e o centro hospitalar do Alto Ave representam 5,6 por cento da totalidade das cirurgias acordadas para o território nacional.

 

04/03/2010 (LUSA)

PartilharAddthis
 
Redes Sociais
Facebook: http://www.facebook.com/home.php?#!/reis.nuno?ref=search Twitter: Nuno_Reis YouTube: NunoReis09
Inquérito

O melhor desempenho na Assembleia

Francisco Assis - 6.3%
Jerónimo de Sousa - 6.3%
Francisco Louçã - 7.1%
Bernardino Soares - 6.3%
Heloisa Apolónia - 3.6%
Telmo Correia - 0.9%
João Semedo - 4.5%
Luís Montenegro - 17.9%
Nuno Magalhães - 3.6%
Carlos Zorrinho - 0.9%
António José Seguro - 15.2%
Carlos Abreu Amorim - 12.5%
Outros - 15.2%

Total de votos: 112
A votação para este inquérito já encerrou em: 30 Nov 2013 - 12:33