Início Nuno Reis Sugestão de Leitura

Sócrates desvaloriza notícias sobre ajuda externa

 

O primeiro-ministro, José Sócrates, assegurou hoje que Portugal vai cumprir o objectivo orçamental de 2010, com melhores resultados do lado da receita e da despesa, considerando este o "mais poderoso" sinal de confiança para os mercados.

À saída de uma reunião com empresários para dinamizar o sector das exportações num hotel do Estoril, o primeiro-ministro comentava assim notícias veiculadas pela imprensa espanhola que referem a inevitabilidade de Portugal recorrer a ajuda financeira internacional.

Sublinhando que já ouviu este tipo de notícias "várias vezes ao longo do último ano", José Sócrates  garantiu que "Portugal vai cumprir o seu objectivo orçamental em 2010". "Porque temos melhores resultados do lado da receita, melhores resultados do lado da despesa e isso é o sinal mais poderoso de confiança aos mercados internacionais que podemos dar", afirmou o chefe do Executivo. 

Sócrates reiterou ainda que Portugal "está a fazer aquilo que deve e vai manter-se assim".

O jornal espanhol Expansion citava na sexta-feira uma análise da agência Reuters, que sondou 51 analistas do mercado, dos quais 44 dão como certo o resgate financeiro a Portugal.

O El Mundo, citando agências, também se referiu à "incerteza sobre a capacidade de Portugal evitar o resgate” financeiro.

“As dúvidas sobre Portugal disparam a pressão contra a dívida espanhola”, escreve o El Pais, outro dos jornais que deu atenção ao tema na sua edição online.

Os juros da dívida soberana portuguesa a dez anos estiveram na sexta-feira a bater máximos históricos, negociando acima dos 7 por cento, o maior valor registado desde a adesão de Portugal à Zona Euro.

A barreira psicológica dos sete por cento foi invocada pelo ministro das Finanças a 09 de Outubro, em entrevista ao semanário Expresso. Na altura, Teixeira dos Santos admitiu que caso os juros ultrapassassem o limite de sete por cento Portugal entraria "num terreno” em que "essa alternativa [de recorrer ao Fundo Monetário Internacional]" começaria a colocar-se.


in Jornal de Negócios online


Partilhar
 
Redes Sociais
Facebook: http://www.facebook.com/home.php?#!/reis.nuno?ref=search Twitter: Nuno_Reis YouTube: NunoReis09
Inquérito

O melhor desempenho na Assembleia

Francisco Assis - 6.3%
Jerónimo de Sousa - 6.3%
Francisco Louçã - 7.1%
Bernardino Soares - 6.3%
Heloisa Apolónia - 3.6%
Telmo Correia - 0.9%
João Semedo - 4.5%
Luís Montenegro - 17.9%
Nuno Magalhães - 3.6%
Carlos Zorrinho - 0.9%
António José Seguro - 15.2%
Carlos Abreu Amorim - 12.5%
Outros - 15.2%

Total de votos: 112
A votação para este inquérito já encerrou em: 30 Nov 2013 - 12:33